segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O que há de louco no 'Dezembro Louco 2011'?

Quem me conhece sabe que a combinação música + viagem à Europa é algo que mexe muito comigo. Juntei os ingredientes pela primeira vez em dezembro de 1997 / janeiro de 1998, quando fui com um amigo, num roteiro musicalmente orientado, pelo velho continente.

Depois disso, voltei à Europa duas vezes a trabalho. É bom também, mas não é a mesma coisa. Na última viagem a trabalho, em Portugal, em junho de 2011, tomou-me uma vontade muito forte de ter um tempo para curtir uma viagem daquelas de novo. O incômodo foi crescendo tanto, que comentei com algumas pessoas, meus alunos de intercâmbio, principalmente, que ou eu viajava ou eu ia pirar, mas dizia isso ainda com um tom platônico. Foi quando outubro chegou...

Em casa, internet ligada, e essa coceira por viagem foi tanta, que comecei a ver preços de vôos, sem compromisso. Afinal, era loucura fazer uma viagem daquelas de novo! Quando vi que o Oratório de Natal, de Johann Sebastian Bach, ia ser apresentado na íntegra (as seis cantatas) em Munique, no dia 18 de dezembro, pirei literalmente. É uma de minhas obras favoritas (fico querendo tirar o "uma das", mas não seria justiça com outras obras de Bach)!

Literalmente, experimentei uma taquicardia. Endorfinas circulando, eu tentava voltar ao normal dizendo para mim mesmo que aquilo era loucura. Primeiro, porque eu precisava mexer nas minhas reservas, que não são lá essas coisas. (Lembre-se: sou professor!) Segundo, porque a primeira viagem dessas eu planejei durante mais ou menos um ano e essa loucura teria uns dois meses para planejar. Terceiro... Ah! Foi quando passei um email para meu amigo Glauco Vieira, que viajou comigo da primeira vez. No texto, eu perguntava "Sou doido?". E não é que ele estava online e logo respondeu: "Eita caba! Vá la! Pegue a reta!"

As próximas horas (da madrugada) foram de cliques frenéticos em busca de razões para me convencer de que não era loucura. Fui achando outros concertos. Um que me deu uma lapada foi a 9a Sinfonia de Beethoven, com a Sinfônica de Londres (visitando Munique), sob a batuta de John Eliot Gardiner, regente de que gosto muito, acompanhado pelo coral Monteverdi Choir (Fantástico!). Durante a semana escrevi um email para um grande amigo e telefonei para uma grande amiga e me ajudaram a ver que era uma boa eu tentar. Pronto, a decisão estava quase tomada. Finalmente, a paz de Deus foi o que me fez mesmo rumar adiante.

Hoje, três dias antes da partida, consegui agendar vários concertos e venho montando um roteiro muito legal. Entre 15 de dezembro e 1 de janeiro, estarei sozinho nessa viagem, o que tem algumas vantagens, mas as desvantagens, a própria solidão, eu tento diminuir com esse blog. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar ir compartilhando os passos, os concertos, as visitas...  Para cada comentário que você escrever, vou sentir que você foi junto comigo nessa "loucura".

Convidei para me acompanhar: alguns familiares, irmãos da igreja, amigos, alunos, colegas de trabalho, uma chefe e alguns seguidores de meu outro blog, o Compartilhamento Musical. Pois gente, casaco de frio e mochila nas costas e vamos lá!

Abraço,
Renato

13 comentários:

  1. Discordo plenamente de que ir a Europa para ouvir músicas tão elevadas em qualidade e em recepção da graça divina seja loucura. Sem levar em consideração o frio, a alta carga emocional e o elevado valor monetário a ser gasto, uma viagem dessas, com este roteiro é mais que sanidade, é sabedoria. Ainda com estes custos, os benefícios extrapolam em muito os valores pagos. "Leva-nos contigo, viagem, e traz na tua mala frascos da graça que receberes!".

    ResponderExcluir
  2. "Experimentei uma taquicardia" quando li sobre tua viagem! Gostaria muito mesmo de fazer uma semelhanta viagem um dia! Aproveite!

    ResponderExcluir
  3. Vá nessa, Renatão, faça uma ótima viagem e... você não estará só de forma alguma. Cristo ficará o tempo todo bem ao seu lado.
    Um abraço meio invejoso pelo que você verá!
    Mauro

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Retato... Vou embarcar com você por aqui mesmo. Deus abençoe essa viagem! :)

    ResponderExcluir
  5. Renato!!!!! Quero ir!!!! Me empresta o dinheiro!!!!! kkkkkkkkkkk Vai nessa, meu irmão! Acho que essa viagem "sozinho" será mais do que uma viagem,mas um verdadeiro tempo de meditação e respostas Daquele que estará o tempo todo com vc!!! Estou nessa! Já embarquei!!!!

    ResponderExcluir
  6. Massa Renato! Estarei acompanhando por aqui, já que no momento não po$$o! rsrsrs Quando a minha vez chegar, vou programar uns concertos por aí tmb! ----- Isac Luis...

    ResponderExcluir
  7. Vou estar com você nessa viagem! Você não vai se sentir tão só, pois escrever gera um vínculo entreo escritor e o leitor, mesmo antes dele (o leitor) existir! Divirta-se amigo!

    ResponderExcluir
  8. Amigo,
    Já me sinto viajando com você! Aproveite muito! E divida conosco um pouquinho da sua felicidade. :)
    Abração! Have a great trip!
    Aline

    ResponderExcluir
  9. Vai com Deus Renato, e não esqueça de trazer os CDs/DVDs das apresentações quando possível! Eu sei que não chegam aos pés da experiência ao vivo, mas no mínimo são recordações, e se mesmo assim você não quiser... Eu quero!!!! kkkkkkkk Abração Renato e que Deus te acompanhe nesta bela mini-aventura!
    Tio Samy.

    ResponderExcluir
  10. E aí? Chegou? Tem muito alemão aí? E forró?

    Brazinho

    ResponderExcluir
  11. Oi, Renato,
    Graças a Deus pela boa viagem! Que Ele possa estar nutrindo o seu coração durante o tempo que estiver desfrutando de suas bênçãos na terra de Bach.
    um abraço,
    Elder

    ResponderExcluir
  12. Oi Renato, pode ter certeza que eu estou me sentido lá... ops aí!!!
    Deus te abençoe e te guarde!!!

    ResponderExcluir
  13. Querido Renato...loucura é viver sem Cristo...o resto é resto! Tudo que vês de belo, ainda que, de certa forma, corrompido, faz parte da beleza criada por Ele e a qual, desde o início, Ele quis dividir conosco! Vai fundo...e leva-O como tua companhia, aonde você for. Estarei aqui acompanhando, torcendo, vibrando e experimentando...mesmo que a distância!=). Obrigada por me proporcionar mais essa viagem! bjos...Karine=).

    ResponderExcluir