sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Primeiros Passos

Oi a todos!

Primeiro, primeiríssimo de tudo, está horrível achar o cedilha nesse computador alemão! A solução emergencial: copiar de um texto em portugês e ir colando... Já pensou se quero dizer "peço" e digo "peco"!!! Mas já estou é muito feliz em achar alguns acentos... E isso sem falar que a letra "z" no teclado daqui é do lado do "t". Que marmota!

Estou muito grato a Deus porque deu tudo certo na viagem de vinda. A bagagem chegou, coisa que nem sempre acontece. Cheguei no albergue feito um zumbi, de tanto sono, pois não tinha dormido bem antes da maratona de vôos. O albergue é quase 100%. Muito tranqüilo. Bem limpinho e, fora o ronco dos colegas, o povo aqui parece respeitar os que querem dormir.

Falando em colegas de quarto, são cinco: dois japoneses, dois canadenses e um inglês. Os japas fram os que conheci primeiro. Quando eu disse que era do Brasil, um deles arregalou os olhos (quer dizer, ele tentou, né) e disse: "Carnaval!" Acho que voces devem imaginar mais ou menos a cara que eu fiz."

Bem, hoje foi o primeiro dia na Alemanha e tratei logo de retirar os bilhetes para os concertos aos quais devo ir aqui. Queria postar uma foto que fiz de mim segurando os quatro bilhetes, com uma cara... Pense num menino cuja mãe, na hora do almoço, anuncia "Hoje só tem sobremesa, meu filho!" Pois é... Minha cara, mais ou menos assim... Nada contra o brócolis, gente!

É impressionante como a música está nesse povo! No metrô, uma mãe levava duas filhas pequenas pelas mãos. As duas cantavam algo que, com certeza, não soava como música popular. As duas, bem afinadinhas (pra começar), terminaram o trecho cantando 'Kyrieleis!', que quer dizer "O Senhor tenha misericórdia de nós!". Noutra, quando eu estava num lugar chamado Residenz, para aprender o caminho para o concerto desta noite, ouvi de fora que lá dentro tocavam um CD. Era um arranjo da "Marcha Turca" do Mozart, com piano, flauta, violoncelo e contrabaixo. Bonito! E não é que, quando eu entrei, não era um CD, mas um quarteto tocando! Aaaaaah!

Músicos após tocar Mozart nos corredores externos do Residenz...
O flautista está com uma cara de frustrado porque o punhado de turistas
que passavam não comprou nenhum CD deles na ocasião.
É, vida de músico é difícil até onde a gente sabe que é melhor! 

Daqui a menos de duas horas, será o primeiro concerto: o Messias, de Handel. Completo, inteiro, na totalidade. Ai, gente... Ao vivo deve ser outra coisa! Aliás, deixa eu compartilhar um pouco a história desse concerto no meu roteiro. Eu tinha achado uma apresentação do Messias em Roma, que seria regido por Fabio Biondi (líder da excelente orquestra barroca Europa Galante), com a orquestra da Accademia Nazionale di Santa Cecilia, um lugar de excelecia musical. Mas eu estava triste, porque seria no dia 17 e o concerto principal desta viagem (o Oratório de Natal, de Bach), seria no dia 18 e eu temia perder o Bach ao viajar estressadamente de Roma para Munique. Pois bem, Deus resolveu ser gracioso nessa questão também, pois achei o Messias hoje, dia 16, aqui em Munique mesmo!

Quero agradecer aos que escreveram comentários na primeira postagem. Realmente, me surpreendi com o efeito que esses comentários tiveram em mim. Eu realmente senti os irmãos e amigos pertinho, mesmo. Foi muito bom ler os recados! De forma especial, quero agradecer ao Pr. Renato Brito. Se voces leram o comentário dele, viram que ele discorda em categorizar essa empreitada como "loucura". Certamente eu também concordo com ele. Vou manter o nome só porque "já pegou", mas junto-me a ele no pensamento.

E aos outros, agradeço a cada um pelo tempinho que dedicaram escrevendo seus comentários. Por favor, continuem. Amanhã, ou assim que der, escrevo para voces contando como foi.

De Munique,
Renato

Um comentário:

  1. Ah Renatão, bateu aqui uma inveja santa. Você não está só. Obrigado por compartilhar esse momento que Deus tem dado a você, é muito gratificante ver Deus operando na sua vida e te abençoado muito... Obrigado mesmo, estou ansioso pra saber qual foi sua reação depois de assistir "O MESSIAS"!

    ResponderExcluir